segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Amazonas

O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros quadrados, ocupando mais de 18% do território nacional, possui 62 municípios, onde tem ao mesmo tempo as terras mais altas, como o pico da Neblina, com 3.014m, e o pico 31 de Março, com 2.992m de altitude, e a maior extensão de terras baixas (menos de 100 metros) do Brasil. Sua população é de 3.323.330 habitantes, sendo que 1.709.010 habitantes estão localizados em Manaus.

 A riqueza oferecida pela cultura amazonense, que recebeu uma considerável influência dos povos indígenas, está presente em nossa música regional, bem como nas artes plásticas, artesanato e nas manifestações folclóricas. Um exemplo disso é o Boi-Bumbá de Parintins, que já conquistou prestígio internacional e todo  ano atrai milhares de visitantes para a pequena cidade do Baixo Amazonas, para assistir ao grande espetáculo que conta as lendas da Amazônia, retrabalhando os aspectos indígenas.

Em Manaus, uma grande programação cultural pode ser conferida o ano inteiro, desde o Carnaboi no sambódromo, em fevereiro, até o Boi Manaus, em outubro, passando pelo Festival Folclórico do Amazonas, em junho. No interior, diversos municípios também realizam suas festas próprias como Manacapuru, com seu Festival de Cirandas, ou o Festival da Canção em Itacoatiara, com artistas e compositores locais e nacionais.

O turismo de natureza é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. Por seu contato direto com a natureza, o Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.

As matas e as águas da Amazônia abrigam a mais variada fauna conhecida. São 324 tipos de mamíferos, 2. 500 espécies de peixes (menos de mil na bacia do Congo, a rival mais próxima, só 250 na do Mississipi), 1.800 espécies de aves já identificadas (1 300 na floresta do Congo, de novo a segunda colocada).

A Amazônia tem a maior serpente venenosa das Américas, a surucucu pico-de-jaca, de mais de 3 metros. Mas na floresta há menos cobras perigosas do que em outras regiões. São notáveis as não venenosas jibóias, sucuris e suas parentas, gigantes modorrentos de até 13 metros e mais de 200 quilos. Os mamíferos são na maioria de hábitos noturnos e solitários. O viajante pode andar dias na mata ouvindo ruídos misteriosos, mas sem encontrar qualquer grupo de animais. Mas as aves aquáticas têm na Amazônia o seu paraíso.

O Estado do Amazonas conta com 40 unidades de conservação federais (UCF) e 34 unidades de conservação estaduais (UCE) (em outubro de 2008). No total são 39,6 milhões de hectares de áreas protegidas por unidades de conservação, além das terras indígenas (TI), se considerarmos as unidades federais e estaduais juntas. O Sistema Estadual de Unidades de Conservação, assim como o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, estabelecem que as unidades de conservação dividem-se em dois grupos com características específicas: Unidades de Conservação de Uso Sustentável, que visam compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais e Unidades de Conservação de Proteção Integral, cujo objetivo é o de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário