segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Rondônia

Os Pólos de Ecoturismo em Rondônia são ricos em atrativos naturais e histórico culturais apresentam exuberantes florestas tropicais, cerrados, campos naturais, com alto valor ecológico, alta biodiversidade, espécies únicas, raras ou endêmicas; serras e planícies; rios com corredeiras, cachoeiras, lagos, monumentos históricos da ocupação da Amazônia, povos da floresta e sua cultura... Localizam-se ao longo e nas áreas de abrangência dos Rios Guaporé, Mamoré, Madeira e parte do Rio Machado, onde estão localizadas a maioria das unidades de conservação e terras indígenas formando um sistema de áreas protegidas com amostras de ecossistemas Amazônico, Cerrado e Pantanal do Guaporé.

Proporcionando condições ao desenvolvimento de inúmeras atividades ecoturisticas tais como: Observação da flora, fauna, bird watching em trilhas, passeios de barco ou com a utilização de mirantes, sáfari fotográfico, pesca esportiva, canoagem ou rafting, bóia cross ou Acquaraid, mergulho livre ou snorkeling, mergulho autônomo ou scuba diving, ciclismo ou biking, cavalgada ou equitação, Caminhada com pernoite ou trekking - montanhismo, escalada em rocha ou rock climbing, balonismo, vôo livre, paraquedismo e paraglyder, acampamentos ou camping, visitas a sítios arqueológicos, visitas às comunidades.

Visite PORTO VELHO capital de Rondônia

Ao lado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construída em plena selva amazônica cresceu Porto Velho, capital do atual Estado e então território de Rondônia. Deficitária, a ferrovia construída entre 1907 a 1912 tinha 364 Km de estrada, tornou-se famosa pela ousadia da empreitada na época; foi desativada em 1972. Em 1981, seus 7 quilômetros iniciais passaram a ser novamente utilizados... Hoje, a estrada de ferro é utilizada para passeios turísticos que, ao longo do percurso, encontram-se as ruínas do que foi a Madeira-Mamoré e suas estações. O trajeto acompanha as curvas do rio Madeira e é um passeio selva adentro, através de trechos recobertos por exemplares centenários de árvores da Floresta Amazônica; é um passeio muito interessante... O Museu Ferroviário, Instalado próximo ao rio Madeira, que abriga peças e vagões da antiga Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM, inclusive a "Maria Fumaça", máquina a vapor que fazia parte do complexo. O Museu Ferroviário, ao contar sua história, conta também a do auge da exploração da borracha neste Estado que já foi farto em seringais... Na cidade tem também o Museu de Rondônia, onde se encontram fósseis de animais pré-históricos e um precioso acervo dos indígenas que habitavam a região. Ponto de encontro de habitantes e turistas.

Prédio Sede da Antiga Administração da EFMM: Tem a forma arquitetônica de uma locomotiva estilizada, homenagem aos primeiros colonizadores da região... Memorial Jorge Teixeira: Acervo de mais de 300 peças que conta a história da capital.

Parque Circuito: Em Porto Velho. Lugar particularmente aprazível com amplo espaço distribuído por entre as árvores de seringueiras, dispõe de pista do tipo circuito com um quilômetro de extensão, utilizada para caminhadas e corridas.

Para os que gostam de aventura, a 18 Km de Porto Velho está a Cachoeira de Teotônio, de águas violentas que contrastam com a calma de Teotônio, uma vila de pescadores.

Parque Ecológico: O Parque Natural Municipal ou Parque Ecológico, com área de 390,8 ha. Tem educação ambiental promovidas pela FIMA e recebe um grande número de visitantes. O Parque situa-se ao norte da Capital, a cerca de 7km do perímetro urbano e 15 km do Centro. Hoje, associado à área da vizinha Colônia Penal Ênio Pinheiro e a outras entidades e particulares, constitue a última mancha verde de dimensões significativas (cerca de 2000Ha) na área do citado projeto, entre Porto Velho e o rio Madeira. Possui um pequeno Zoo. Existem aproximadamente 5 km de trilhas, dando acesso a alguns locais interessantes, entre os quais destacam-se: o mirante do Mapinguari, os cedros centenários, a cascatinha, as formações lateríticas, etc. A fauna é representada especialmente por aves - tucanos, japiins, araras, inhambus, roedores, morcegos, ofídios, e outros animais de pequeno porte. O Parque recebe um grande número de visitantes, especialmente nos fins de semana, e está aberto à visitação pública de quinta-feira à domingo.

Dentre Muitas, Veja Algumas Atrações Turísticas Em Rondônia

Guajará-Mirim: Uma pequena cidade à beira do rio Mamoré, na divisa entre o Brasil e a Bolívia. A 320 Km da capital. O nome do município significa: "cachoeira pequena" em tupi-guarani, nasceu com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no início do século XX. Uma antiga locomotiva e objetos da época estão expostos no pequeno museu histórico da cidade. A região banhada pelo rio Mamoré é rica em fauna e flora amazônicas, e pode ser conhecida em passeios de barco ou hospedando-se em um moderno hotel à beira do rio. Há também o Parque Estadual de Guajará-Mirim, que merece visita. Para quem gosta de compras, Guajará-Mirim mantém uma zona de livre comércio com algumas lojas de produtos importados isentos de impostos.

Forte Príncipe da Beira: Em Costa Marques. Construção faraônica dentro da floresta amazônica e monumento histórico mais antigo do estado, localizado à margem direita do rio Guaporé, fronteira natural entre o Brasil e a Bolívia. São 970 metros de extensão e 10 de altura. Construído a mando do Rei de Portugal com objetivos militares, sem nunca ter, no entanto, servido para tal finalidade. Obra iniciada em 1776 e concluída em 1783.

Rio Mamoré: Para conhecer a região, que concentra grande diversidade de fauna e flora, um passeio de barco é a melhor opção. O encontro dos rios Mamoré e Pacaás Novos; com águas de cores diferentes, na junção dos dois rios causa um curioso efeito. Várias excursões para pesca esportiva e observação da natureza, são organizadas. A pequena cidade boliviana de Guayaramerim, fica na margem oposta do rio Mamoré, e para visitá-la, há catraias (pequenos barcos) que fazem a travessia.

Hotel de Selva: A 20 km de Guajará-Mirim, à beira do rio Mamoré, encontra-se um dos mais bem equipados hotéis de selva do Brasil, com cabanas confortáveis erguidas sobre palafitas (casa construída sobre rios, sustentada por estacas), centro de convenções e quase 2 km de passarelas em meio à floresta.

Vale Apertado: Em Pimenta Bueno. Cenários belíssimos ao longo do rio Comemoração, de canyous com até 60 metros de altura ao longo do rio, cachoeiras, cavernas e grutas.

Rio Madeira: Uma das maravilhas naturais que corta Porto Velho de Norte a Sul. Agrega a bacia hidrográfica mais importante de Rondônia ligando a capital a Belém (PA) e Manaus (AM), possuindo, por isso, importância econômica pela exportação de grãos na região.

Lago Cuniã: A 130 km de Porto Velho, na margem esquerda do Madeira, com extensão de 104.000 hectares. E a maior reserva de reprodução da vida aquática do Estado de Rondônia, onde se destacam o pirarucu e o aruamá. Boas condições para observação da flora, fauna e aves, principalmente garças brancas e cor-de-rosa.

E Mais: Ponte sobre o rio Jacy - Tem o maior ponto de vão livre existente no país. Três Marias - Em Porto Velho, as três Caixas D’água, vindas em Kits dos EUA para servir à EFMM, construídas em 1912; são símbolos da cidade. Acervo Lítico, Indígena e Natural (Ariquemes). Museu de Rondon (Ji-Paraná) e Casa de Rondon (Vilhena), construída em 1909 pelo Marechal Rondon, foi um dos primeiros postos telegráficos da região. Abriga pertences pessoais de Rondon, máquinas telegráficas e de peças da cultura indígena da região.
texto retirado do site: http://www.asaida.org.br/turismo-RO.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário