domingo, 19 de dezembro de 2010

Goiás/ Brasília - Distrito Federal

Goiás

Goiás possui duas reservas da Biosfera, por reconhecimento da Unesco. O Parque Nacional das Emas, em Chapadão do Céu, Região Sudoeste, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. A outra está no Nordeste do Estado e compreende 26 municípios. A região compreende a Chapada dos Veadeiros (Parque Nacional), o Parque Estadual de Terra Ronca e o Parque Municipal de Itiquira, no município de Formosa. O Salto do Itiquira, com 168 m de queda livre, é um dos mais belos do Brasil. O complexo de Terra Ronca e Mambaí formam um dos maiores sítios espeleológicos da América do Sul. São mais de cem grutas, mundialmente conhecidas. Há, também, sítios arqueológicos e a comunidade dos Calunga, negros remanescentes de quilombos. É nessa região que estão os locais mais apropriados aos esportes radicais, como rapel, trekking, voo livre, canoagem, parapente, balonismo, exploração de cavernas, escaladas, rafting, cross country e outros.

Além de sua rica natureza Goiás também mantém sua história preservada, cidades como a antiga Vila Boa (cidade de Goiás), Pirenópolis, Corumbá, Jaraguá e tantas outras guardam um patrimônio histórico e cultural de rara beleza. A cidade de Goiás é reconhecida como Patrimônio da Humanidade, por reconhecimento da Unesco. Capital do Estado até a década de 1930, a cidade apresenta um rico patrimônio arquitetônico, do período colonial, restaurado e bem conservado. Desde 1999, realiza anualmente o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Acontece também, um festival anual de teatro.

Pirenópolis também pode ser visitada o ano todo, conhecida por suas belezas naturais e arquitetura colonial, está a pouco mais de 100km de Goiânia. Repleta de visitantes nos finais de semana a cidade dispõe de muitos hotéis, pousadas e restaurantes.

Percorrer esses caminhos é uma verdadeira volta ao passado, pelo cenário, pela culinária e pelas paisagens do Cerrado. É o caso do Parque Estadual dos Pireneus e o de Serra Dourada.

No Estado também pode-se deliciar com as águas quentes de Caldas Novas e Rio Quente, a temperatura das águas varia de 30ºC a 57ºC o ano inteiro,  essas cidades compõe o maior complexo hidromineral do país, o que atrai muitos turistas á procura de suas águas quentinhas, da comodidade de um risort e muitos hotéis e de suas pousadas de excelente qualidade.

Mais ao Sul do Estado, uma série de barragens de usinas hidroelétricas criaram espelhos d’água para esportes náuticos e lazer. Destaca-se Cachoeira Dourada, distante 288km de Goiânia. Com o privilégio de possuir clubes termais de água salgada, uma raridade nacional, o município tem atraído milhares de turistas de todo o país. As águas quentes e salgadas de Cachoeira Dourada, provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram à superfície, trazem em dissolução sais minerais (sulfato de sódio, bicarbonato, alcalina, cloreto, flúor, gases) que possuem diversas propriedades terapêuticas. Outras belezas naturais são Lagoa Santa, com suas águas medicinais, e o Lago Azul de São Simão.


Brasília

Uma vez conversando com um amigo egípcio pela internet descobri sua grande vontade de conhecer a capital do nosso país, com pouca informação na época perguntei a ele: " E o que você quer ver em Brasília? Lá só tem político, é um lugar que foi construído no meio do nada, não tem nada de legal lá!" e para me surpreender ele me respondeu: " É a capital do seu país!".
Enganei-me gigantemente na época, Brasilia é classificada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, recebe 1 milhão de turistas por ano, seja a trabalho ou a lazer, Brasília é a cede das mais genias obras arquitetonicas de Oscar Niemayer, arquiteto brasileiro mundialmente conhecido, é cede dos três poderes do Brasil e a única cidade projetada com a finalidade de tornar-se cede dos poderes.

Inaugurada em 21 de Abril de 1960, pelo então presidadente Jucelino Kubitschek, Brasília é a terceira caoital do Brasil após Salvador e Rio de Janeiro.

Brasília também ofere ecoturismo, por estar localizada a 1000 metros acima do nível do mar, no imenso platô do Planalto Central, de onde nascem quase todas as bacias hidrográficas brasileiras, a cidade ainda conta com deiversas áreas verdes em parques.

O turísmo histórico data não só após de 1960, mas antes quando em 1730 foi aberta a Estrada Geral do Sertão, com o objetivo de ligar Goiás a Mato Grosso.

Brasília com seus poucos 50 anos está investindo no turismo, o Governo do Distrito Federal criou uma empresa especifica para o desenvolvimento do turismo em Brasília, a fim de aumentar a permanência do visitante que em geral se dirige à cidade a negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário