sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mato Grosso do Sul

Em 11 de outubro de 1977 nasceu Mato Grosso Do Sul, resultado da divisão do Mato Grosso. Sua cultura foi contruída apartir dos costumes dos primeiros habitantes desta terra, há mais de 10 000, os índigenas.

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil juntamente com Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal faz divisa com outros cinco estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás,  Mato Grosso e fronteira ao sul com o Paraguai e a  Bolívia sendo banhado pelo sistema dos rios Paraná e Paraguai e seus afluentes e  vegetação  dominante características de cerrado.   
Esta é uma região privilegiada pela natureza,o Pantanal, uma das maiores planícies de sedimentação do mundo, aproximadamente 140 mil km², com 65% do seu território no Estado de Mato Grosso do Sul apresenta fauna e flora de rara beleza e abundância influenciado por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e de Mata Atlântica que se estende até a Região da Serra da Bodoquena.  O Pantanal,
 a maior área alagável do mundo, habitada por enorme variedade de fauna e flora, foi reconhecido pela UNESCO, no ano 2000, como Reserva da Biosfera, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra; e a cidade de Bonito, em torno da qual existem verdadeiros aquários gigantes, de águas cristalinas e com grande concentração de grutas e cavernas – completamente preservadas da devastação humana, fazem com que a cada ano mais turistas visitem o estado.

Devido à sua localização, as dificuldades de acesso aos grandes centros do País fizeram com que o Estado mantivesse fortes ligações com alguns países vizinhos, como o Paraguai, a Bolívia e a Argentina. Este estreito contato com os povos dessas nações levou os sul-mato-grossenses a absorver traços culturais dessas regiões vizinhas, em especial nas áreas mais próximas da fronteira, onde o sotaque traz intensa influência do castelhano e ainda hoje são marcantes os ritmos musicais como a guarânia, típica do Paraguai.

Devido a sua natureza exuberante o ecoturismo atual fortemente neste estado, porém o turismo rural vem crescendo bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário